
01- As cartas abaixo serão colocadas numa caixa e uma será retirada ao acaso.
A probabilidade de a carta retirada ter a figura de uma pessoa é
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RESPOSTA DIRIGIDA:
VOCÊ PRECISA SABER QUE EM UMA FRAÇÃO O TODO É O DENOMINADOR.
VOCÊ PRECISA SABER QUE A PARTE EM QUESTÃO DA PERGUNTA É O NUMERADOR.
VOCÊ PRECISA SABER QUE A RESPOSTA DE UMA FRAÇÃO TEM QUE SER DADA NA FORMA REDUTÍVEL.
( 4/10 NA FORMA REDUTÍVEL É 2/5 ) RESPOSTA CORRETA LETRA ( d ).
02- As cinco cartelas numeradas representadas a seguir foram colocadas numa caixa.
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RESPOSTA DIRIGIDA:
VOCÊ PRECISA SABER QUE EM UMA FRAÇÃO O TODO É O DENOMINADOR.
VOCÊ PRECISA SABER QUE A PARTE EM QUESTÃO DA PERGUNTA É O NUMERADOR.
VOCÊ PRECISA SABER QUE A RESPOSTA DE UMA FRAÇÃO TEM QUE SER DADA NA FORMA REDUTÍVEL.
observação: foram tirada duas cartelas ao mesmo tempo
(2/5 RESPOSTA CORRETA LETRA ( b).
03- Qual das figuras a seguir em relação à área hachurada representa a expressão algébrica (m+2)²?
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RESPOSTA DIRIGIDA:
VOCÊ PRECISA SABER QUE SE TRATA DE UM PRODUTO NOTÁVEL
VOCÊ PRECISA SABER QUE QUE SE TRATA DE UMA SOMA DO QUADRADO.
VOCÊ PRECISA SABER QUE QUE TODA A ÁREA TEM QUE SER HACHURADA (PINTADA).
VOCÊ PRECISA SABER QUE AO CONTRARIO DA DIFERENÇA DO QUADRADO A MUTI PLICAÇÃO DE 2 PELO 1º E PELO 2º TERMO NÃO DEVE SER HACHURADA (PINTADA).
( CORRETA LETRA ( a ).
04- Um salão quadrado de lado l = 4,5m será revestido com piso. Sabemos que a área de piso necessária será dada A = l². O dono do salão já possui 12,75m² de piso, e sabe que não será suficiente para revestir todo o salão. Quantos m² de piso ele precisa ainda comprar?
a. 4,25m²
b. 5,75m²
c. 7,50m²
d. 9,50m²
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RESPOSTA DIRIGIDA:
VOCÊ PRECISA SABER A FORMULA DA ÁREA DE UM QUADRADO.
ÁREA= LADO x LADO ( A= 4,5 x 4,5 = 20,25 m² )
VOCÊ PRECISA PRECISA SUBTRAIR A ÁREA DESEJADA DA QUANTIDADE DE PISO QUE O DONO TEM. ( m² de piso = 20,25 m² - 12,75 m² = 7,5 m² .
CORRETA LETRA ( c ).
05-Um bombeiro sobe uma escada de 15 m de comprimento, que forma um ângulo de 60° com o solo. Usando 0,87 como valor aproximado de sen 60°, assinale a alternativa que mostra a altura aproximada que o bombeiro está do solo, quando chega ao topo sacada.
a. 10,23m
b. 12,14m
c. 13,05m
d. 14,55m
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RESPOSTA DIRIGIDA:
VOCÊ PRECISA SABER QUE PARA CALCULAR O COMPRIMENTO DO LADO DE UM TRIANGULO RETÂNGULO TEMOS DUAS OPÇÃO:
1º QUANDO SEUS DADOS FOREM UM LADO E UM ANGULO.
2º QUANDO SEUS DADOS FOREM DOIS LADOS.
NESSE EXERCÍCIO APLICAMOS 1º CASO , A FORMULA DA TRIGONOMETRIA , PARA PODERMOS ACHARMOS O VALOR PEDIDO.
( CORRETA LETRA ( c ).
06- Para as comemorações de aniversário de uma cidade, foi construído um grande painel de forma triangular na fachada de um edifício, sendo AB paralelo a CD. Dados : VA= 10m; AC =5m e CD=18m. Portanto, AB mede:

a. 9m
b. 12m
c. 15m
d. 16m
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RESPOSTA DIRIGIDA:
APLICAÇÃO DE UMA SIMPLES REGRA DE TRÊS.
USANDO A PROPORCIONALIDADE.
X/18 = 10/10+5 ----- X/18 = 10/15-------X= 180/15-----AB = 12M CORRETA LETRA (b)
07- temperatura de um freezer passou de -5,5°C para -2°C.Quantos graus a temperatura aumentou?
a. 3,5
b. 5,3
c. 5,7
d. 7,5
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RESPOSTA DIRIGIDA:
A APLICAÇÃO DE UMA DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAL DA MATEMATICA A DIFERENÇA ( 5,5 - 2,0 = 3,5) CORRETA LETRA (a)
08- Em uma sala de aula com 30 alunos, 1/3 deles prefere matemática, ½ prefere geografia e os demais não têm
preferência por matéria alguma. Nessa sala, o número de
alunos que não têm preferência por matéria alguma é:

a. 3
b. 5
c. 7
d. 8
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RESPOSTA DIRIGIDA:
TER A SIMPLES NOÇÃO DE FRAÇÃO (1/3 de 30 = 10----1/2 de 30 = 15 ai é só montar uma equação do primeiro grau e resolver) 10 + 15 + x = 30------25 + x = 30-----x = 30 - 25 = 5
CORRETA LETRA ( b )
09- Considere o triângulo ABC. Os segmentos DE e BC são paralelos. Os triângulos ABC e ADE são semelhantes porque:
a. Têm ângulos correspondentes congruentes.
b. Têm lados e ângulos congruentes.
c. Têm lados correspondentes congruentes.
d. São congruentes.
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RESPOSTA DIRIGIDA:
NOÇÃO DE SEMELHANÇA (angulos vão ser sempre correspondentes congruentes)
CORRETA LETRA ( a )
10- O perímetro de um retângulo é 48 cm. A medida do lado maior é o triplo da medida do lado menor. A área deste retângulo, em cm², é igual a
a. 24
b. 48
c. 108
d. 216
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RESPOSTA DIRIGIDA:
SÓ APLICAR UMA SIMPLES EQUAÇÃO DE PRIMEIRO GRAU.
X + 3X = 48 ---------- 4X = 48------ X = 12
(lado menor 12/2 = 6 e lado maior 36/2 = 18)
aplicar agora a formula da área do retângulo
A = b * h ------ A = 6 * 18 = 108
CORRETA LETRA ( c )
11- João tem um quadro retangular que mede 25 cm x 15 cm. A área desse quadro em cm² é:
a. 375
b. 175
c. 39
d. 11
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RESPOSTA DIRIGIDA:
Só aplicar a formula da área do retângulo
A = b * h ------ A = 15 * 25 = 375
CORRETA LETRA ( a )
12- Uma pessoa gastou 3/4 do seu 13.° salário para comprar uma geladeira e 3/5 da quantia restante para comprar um colchão novo. Após as duas compras, ele aplicou os R$ 250,00 restantes na poupança. O valor do 13.° salário dessa pessoa foi de:
a. R$ 2.250,00
b. R$ 2.500,00
c. R$ 2.800,00
d. R$ 4.000,00
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RESPOSTA DIRIGIDA:
SIMPLES EQUAÇÃO DO 1º GRAU
X = 3/4x + 3/5*1/4x + 250,00
mmc 20X = 15/20x + 3/20x + 250,00
20X - 18X = 5000,00
2X = 5000,00
X = 2500,00
CORRETA LETRA ( b )
13- Na linha representada no sistema de eixos abaixo descreve a rota de um avião no radar. Como o avião voa em linha reta
( entre as longitudes 0° e 60° ), a cada grau de longitude é possível se prever a latitude em que o avião estará. Se chamarmos de x a longitude e de y a latitude, a equação que descreve a rota do
avião no radar é dada por:

a.) y = 2x + 10
b.) y = x – 20
c.) y = 2x – 20
d.) y = 2x + 20
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RESPOSTA DIRIGIDA:
EXERCÍCIO DE OBSERVAÇÃO
GRÁFICO CRESCENTE (x tem que ser positivo)
O y corta o eixo no -20
( 20/2 = 10 onde corta o eixo x)
CORRETA LETRA ( c)
14- A figura a seguir é composta de triângulos equiláteros de lado l = 3 cm. Se adotarmos que estes triângulos têm altura aproximada de 2,6 cm, a área total da figura será de aproximadamente.

a. 14,4 cm²
b. 15,6 cm²
c. 16,5 cm²
d. 17,2 cm²
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RESPOSTA DIRIGIDA:
CALCULAR A ÁREA DO TRIANGULO E MULTIPLICAR O RESULTADO POR 4
A = b * h / 2 -------A = 3 * 2,6 / 2 -----A = 7,8 / 2 ---- A = 3,9
At = 3,9 * 4 -------At = 15,6 cm²
CORRETA LETRA ( b )
15- As questões de uma prova são avaliadas por pontos, de modo que um acerto vale 5 pontos positivos e um erro vale três pontos negativos. Em uma prova com 30 questões, Mirella fez 54 pontos. Quantas questões Mirella acertou ? Para resolver o problema, o professor denominou x e y ao número de questões acertadas e erradas por Mirella, respectivamente, e pediu aos alunos que escrevessem o sistema de equações que conduz à solução do problema. Assinale a alternativa que mostra corretamente o sistema de equações pedido pelo professor.

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RESPOSTA DIRIGIDA:
EXERCÍCIO DE SISTEMA E OBSERVAÇÃO
TOTAL x - y de questão
TOTAL c/restrição ( valores ) 5x -3y
CORRETA LETRA ( c )
16- Num campeonato de futebol, os times ganham 3 pontos em cada vitória, 1 ponto por empate e 0 ponto por derrota. O time Cruzadão participou de 50 jogos e fez 54 pontos, tendo perdido 12 jogos. Chame de v o número de jogos que Cruzadão venceu d, o número de jogos em que foi derrotado e e, os jogos em que houve empate. Assinale a alternativa que mostra corretamente o sistema de equações que representa essa situação:

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RESPOSTA DIRIGIDA:
17- Represente no sistema cartesiano os pontos M(–1,2), N(2,1), P(–1,–3) e Q(3,1).

Dentre estes pontos, o mais distante do ponto (3, –4) é:
a. M.
b. N.
c. P.
d. Q.
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RESPOSTA DIRIGIDA:
SÓ TRAÇAR OS PONTOS NO GRAFICO

CORRETA LETRA ( a)
18- Uma menina recortou vários triângulos equiláteros iguais em cartolina. Resolveu então construir poliedros com aqueles triângulos, colando-os com fita adesiva uns aos outros. Ela lembrava que havia aprendido na escola que seria possível construir três dos poliedros de Platão com aqueles triângulos. Ela construiu, com 4 triângulos, o tetraedro, e com 20 triângulos, o icosaedro. Mas esqueceu qual era o terceiro poliedro regular convexo que podia construir apenas com triângulos equiláteros. Esse poliedro é o
poliedro regular convexo que podia construir apenas com triângulos equiláteros. Esse poliedro é o:
a. pentaedro.
b. hexaedro.
c. octaedro.
d. dodecaedro.
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RESPOSTA DIRIGIDA:
CORRETA LETRA (c )
19- O GPS é um sistema que permite, por meio de satélites, obter as coordenadas em latitudes e longitudes de um objeto na face da Terra. Se a leitura do GPS informa que um objeto se encontra na latitude 22,5° e na longitude 38,7°, então, na figura seguinte (que
limita a tela de um radar) o objeto estará em qual quadrante:

a. Q1.
b. Q11.
c. Q9.
d. Q4.
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RESPOSTA DIRIGIDA:
20- O pátio da escola de Pedro foi enfeitado com bandeirolas coloridas para a festa junina. O professor de matemática encarregado dessa tarefa resolveu propor aos alunos as seguintes condições para a confecção das bandeirolas:
1.Devem ser formadas por três faixas, como o modelo seguinte.

2.Para as faixas 1 e 3 devem ser usadas as cores Verde, Amarelo, Vermelho, ou Azul.
3.Para a faixa 2 podem-se usar apenas as cores Amarelo ou Vermelho.
4.Todas as bandeirolas deverão ter 3 cores distintas.
Antes de iniciar o trabalho, o professor propôs que os alunos descobrissem o número de bandeirolas diferentes que poderiam ser obtidas com essas condições. A turma, que resolveu corretamente o problema, descobriu que esse número é
a. 10.
b. 12.
c. 16.
d. 20.
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RESPOSTA DIRIGIDA:
















Por favor,como eu vejo a resposta,preciso disso o mais rápido possível não sei oque é deixar Hachurada...
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